Orientação Profissional

 

 

MÉTODO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - GUIA DE OPEE – ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, EMPREGABILIDADE E EMPREENDEDORISMO EM SALA DE AULA
   

Atualmente, a escolha profissional é uma das maiores preocupações dos jovens e de seus familiares. Alguns dados de fontes idôneas sobre a escolha profissional no país demonstram que:

Apenas 5% dos adolescentes sentem-se convictos na hora de prestar o vestibular;
O índice de evasão de alguns cursos universitários chega a mais de 40%;
Cerca de 75% dos brasileiros sonham em mudar de carreira, sendo que mais de 53% dos brasileiros trabalham em área
  diferentes daquelas em que se formaram;
Em torno de 59% dos jovens brasileiros não são absorvidos pelo mercado de trabalho;
70% dos formados acabam não atuando na área em que se formaram.

Isso tudo indica um enorme desperdício de tempo e dinheiro. Sem falar daqueles que concluem os cursos universitários e nunca chegarão a levar adiante suas aspirações profissionais por falta de orientação e direcionamento quanto à empregabilidade ou a atitudes empreendedoras.

Da mesma forma, muitos dos adultos formados questionam-se, pelas mesmas razões, sobre o fato de estarem ou não na carreira certa. Ou ainda sobre como desenvolverem seus projetos de vida para alcançarem à realização e a felicidade.
 
Com base em todas essas questões, o Professor Leo Fraiman decidiu reunir informações baseadas em muitos anos de estudo e pesquisas e publicou em 2004 o “OPEE – Guia de Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo”.

Sucesso Absoluto entre alunos e educadores, o livro já está na quarta edição. De cara nova, ele foi atualizado de acordo com sugestões de todos aqueles que usaram e aprovaram a metodologia.


O Guia do Aluno está dividido em três módulos/ capítulos:

Autoconhecimento
Neste momento inicial, o guia possibilita ao aluno conhecer mais sobre temas como: sonhos e projetos, suas influências familiares, debates sobre auto-estima, sentido da vida, felicidade, qualidade de vida emocional, relacionamento amoroso e stress.

Trata-se de uma abordagem completa sobre como funciona a dinâmica de nossa mente e a vida em sociedade, para que o estudante possa formar bons relacionamentos, construir vínculos saudáveis, fazer boas escolhas e formar bons vínculos seja no âmbito pessoal ou na vida profissional.

No segundo momento a obra direciona e aprofunda o autoconhecimento. Relaciona o perfil do jovem à escolha da profissão. Ali se possibilita ao aluno conhecer seu tipo de personalidade, tendo como base os seis perfis de John Holland (EUA): realístico, investigativo, artístico, social, empreendedor ou convencional. Ao definir-se, o aluno vê as carreiras mais relacionadas com cada um desses estilos. Nesse momento ele faz uma série de atividades que organizam o seu projeto de vida, envolvendo: preferências, interesses, habilidades e competências, objetos com que deseja trabalhar, ramos de atividade, valores, entre outros
   
   
Escolha Profissional
Esta etapa do Guia começa com um interessante exercício no qual o jovem determina seus próprios critérios de escolha (temas ou áreas de interesse), e a partir destes inicia uma verificação de quais profissões estão ligadas aos mesmos. Há um roteiro com todas as perguntas cruciais que o aluno deve pesquisar para conhecer a fundo uma profissão por meio de entrevistas e visitas a universidades e locais de trabalho.

Além disso, no próprio Guia o aluno pesquisa sobre as carreiras da atualidade. Nele são mostradas desde as profissões mais comuns, que ainda representam 60% das carreiras procuradas, até as mais diferenciadas e com nomes exóticos, que foram criadas exatamente porque nasceram novos nichos de mercado que demandam profissionais (tais como design e programação de games e engenharia de petróleo e gás entre outras).

No Multi Verso das Profissões o aluno conhece a descrição da profissão, as ocupações nas quais vai poder trabalhar, o perfil, as matérias estudadas, recebendo ainda indicações de filmes para pesquisar mais, tudo segundo dados cruzados de informações do próprio Ministério do Trabalho e Emprego e de outras fontes idôneas do Brasil e do exterior. Para finalizar a elaboração de seu Projeto de Vida, vai entrar em contato com as matérias que caem no vestibular, websites para obter crédito educativo e bolsa auxílio em faculdades particulares. Com todas estas informações na mão, o aluno consegue se perceber melhor e realizar uma escolha profissional mais segura e eficaz, que envolva o seu perfil e as opções atuais do mercado de trabalho.
   
   
Mercado de Trabalho, Empregabilidade e Empreendedorismo
Neste capítulo, Leo Fraiman explica como funciona o mercado e oferece atividades para favorecer a inserção do jovem no competitivo mercado de trabalho brasileiro e mesmo no exterior por meio de seminários e jogos sobre os temas relacionados.

Nele o jovem conhece as principais características, habilidades e competências geradoras de trabalhabilidade: habilidade de obter oportunidades de trabalho na atualidade e nos próximos anos. Debate-se em grupo textos de referência na grande imprensa e assim, formam-se seminários, e são feitas dinâmicas de grupo para formar uma mentalidade empreendedora e uma atitude pró-ativa diante do competitivo mercado de trabalho. 

Também ele vai poder comparar 150 cursos de bacharelado, os cursos técnicos e tecnológicos disponíveis para escolher uma formação mais adequada para si.

O Guia OPEE é um material de trabalho voltado para a sala de aula, que enfoca o jovem e o mercado de trabalho, atual e futuro. Onde o aluno aprende a pensar, não para realizar o vestibular o ano que vem, mas para pensar numa vida de sucesso e realização pessoal.


Por qual razão este livro foi desenvolvido? 

O Professor e Psicoterapeuta Leo Fraiman é Mestre e Especialista na área escolar. Atende em sua clínica a famílias que buscam serviços de Orientação Educacional em grandes colégios de São Paulo. Sempre pesquisou e quando necessário, desenvolveu diversos materiais didáticos para usar nas aulas que ministra com alunos em fase de escolha profissional, ingresso na vida adulta e no mundo do trabalho. Atualmente é o professor titular da Cadeira de Projeto de Vida no Colégio Guilherme Dumont Villares em São Paulo, filiado à rede PEA UNESCO.

A Teenager Assessoria Profissional tem como missão apoiar os jovens na escolha profissional e se especializou na realização de grandes eventos informativos sobre carreiras universitárias, nos quais já passaram mais de 50.000 jovens. Estes eventos constituíram-se com base em uma grande fonte de pesquisa sobre as angústias, os anseios e as necessidades desta população.

Assim, unindo forças e multiplicando perspectivas de atuação, ambas desenvolveram uma nova proposta de PROGRAMAS DE OPEE para serem realizados em escolas. A procura foi tamanha que em apenas 2 anos de parceria, mais de 100 escolas já passaram pelos treinamentos, sendo que mais de 80 já utilizam a metodologia com os alunos.

Este livro foi criado como uma forma de contribuir com os educadores com um material ainda mais rico e profundo do que a primeira versão apostilada. Ele oferece aos professores um conteúdo atualizado de acordo com as novidades do mercado de trabalho e as necessidades dos próprios alunos que freqüentam as aulas ministradas nas escolas conveniadas com o método do Prof. Leo Fraiman.

 

 

 
 

 

 
  Área restrita
login: 
senha: 
desenvolvido por:
Todos os direitos reservados